sexta-feira, 10 de março de 2017

Ceará registra queda de homicídios, roubos e furtos durante o mês de fevereiro

O Ceará registrou, durante o mês de fevereiro, quedas simultâneas nos casos de homicídios, roubos e furtos, numa comparação com as ocorrências do mesmo período de 2016. Foi a primeira vez, desde a criação do programa Em Defesa da Vida, em 2014, que os três tipos de crimes apresentaram redução concomitante para um mesmo período.
No caso dos homicídios, que incluem ainda as lesões corporais seguidas de morte e os latrocínios (roubos seguidos de morte), o resultado foi influenciado pela queda das ocorrências na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Em janeiro, a região havia apresentado alta de 4,8% nos assassinatos. Já em fevereiro, as ocorrências caíram 35,2%.
A Região Sul, referenciada por Juazeiro do Norte, também puxou para baixo as estatísticas gerais. No mês anterior, as ocorrências também haviam aumentado, em 13,4%. Por sua vez, fevereiro apresentou queda de 19%. Os números foram divulgados pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), na manhã de ontem.
Fortaleza
Entretanto, Fortaleza, que vinha encabeçando as seguidas reduções alcançadas no Estado, registrou o segundo aumento consecutivo dos assassinatos. Desta vez, de 5,9%. Em janeiro, a alta havia sido de 26,8%. A última vez em que os homicídios tinham apresentado alta na Capital foi em agosto de 2015. De lá para cá, as ocorrências diminuíram em todos os meses, até o fim de 2016.
Fevereiro também registrou alta nas mortes ocorridas na Região Norte, encabeçada por Sobral. Após a queda de 25%, em janeiro, os assassinatos cresceram 28,9% no mês passado. Em entrevista coletiva ontem, o governador Camilo Santana (PT) enalteceu a queda. “Foi o mês em que tivemos o Carnaval, que é período mais complexo, por conta das festividades. Tem muita bebida e, muitas vezes, muita violência acontece durante esse período”, citou.
Camilo disse ainda que as variações são resultado do que voltou a chamar de ‘lençol curto’, pois, quando se desloca a tropa para algum lugar, deixa-se outro descoberto. Ele espera que a situação seja atenuada com a formação de novos 1.400 policiais militares, que concluirão o curso no segundo semestre deste ano, e com a convocação da última turma de delegados, inspetores e escrivães da Polícia Civil, prevista para abril.
Nos casos de roubo, a redução alcançada no Estado foi de 13,9%. Já os furtos caíram 4,9%. O governador atribuiu as reduções à intensificação das ações ostensivas realizadas pelo titular da SSPDS, André Costa. “Ele está participando pessoalmente das ações na Capital. Mas vamos avaliar o que está sendo positivo e também os pontos negativos, para traçar estratégias para março, que já esta em andamento”, completou.
(O POVO – Repórter Thiago Paiva)

Nenhum comentário:

Visualizações de páginas da semana passada

M Festas - Onde você encontra tudo para Aniversário

M Festas - Onde você encontra tudo para Aniversário
M Festas vende e aluga para festas de aviversário - Fone (88) 8807.0245