domingo, 5 de março de 2017

Caso Dandara – Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal cobra providências

“Nesta segunda-feira, pautaremos mais uma vez esses casos na reunião da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal e pediremos o compromisso de toda a Casa na luta contra a LGBTfobia em Fortaleza”, disse para o Blog a presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal, Larissa Gaspar (PPL), falando sobre atos de violência com o segmento LGBT.

Ela solicitou reunião com o delegado Bruno Ronchi, responsável pela investigação do assassinato brutal de Dandara dos Santos, e com o secretário de  Segurança Pública do Ceará, André Costa. No sábado,4, Larissa Gaspar conversou com a diretora do Departamento de Polícia Especializada, delegada Rena Gomes, sobre esse caso.

Na sexta-feira começou a circular nas redes sociais o vídeo do assassinato de Dandara, travesti moradora do Conjunto Ceará. O crime ocorreu no dia 15 de fevereiro. A brutalidade das cenas revela o ódio contra a população LGBT, e cada gesto e fala daqueles que a mataram, são típicos dos crimes de LGBTfobia no Brasil. Um tipo de violência que só em 2016 matou 343 pessoas em todo o país, segundo o Grupo Gay da Bahia, que publica anualmente um relatório sobre o tema, informa a vereadora.

Outro caso
Há menos de um mês, em outro caso de LGBTfobia em Fortaleza, a travesti Hérica Izidoro foi violentamente agredida e segue internada no Instituto Dr. José Frota. Nosso mandato encaminhou o caso para ser acompanhado pelo Centro de Referência em Direitos Humanos do Governo do Estado e colocamos nossa equipe à disposição da família no sentido de dar orientação sobre a rede de acolhimento.

“Já nos reunimos com o Serviço Social do IJF para colher informações sobre outros casos que chegam à unidade e que nem sempre têm visibilidade. À família de Hérica também tem a sua disposição o Escritório de Direitos Humanos Dom Aluísio Lorscheider, da Câmara Municipal”, adiantou Larissa Gaspar.
*Sobre o Caso Dandara leia aqui.

(Eliomar de Lima) 

Nenhum comentário:

Visualizações de páginas da semana passada

M Festas - Onde você encontra tudo para Aniversário

M Festas - Onde você encontra tudo para Aniversário
M Festas vende e aluga para festas de aviversário - Fone (88) 8807.0245