quinta-feira, 26 de maio de 2016

Presos fugiram por andaimes, cordas e escadas de presídio em obras no CE

Agente mostra andaimes que cordas utilizadas pelos fugitivos (Foto: Arquivo pessoal)
Um grupo de presos fugiu de um presídio em obras na Grande Fortaleza com auxílio de escadas, cordas e andaimes, segundo agentes penitenciários. A fuga foi registrada na madrugada de quarta-feira (25), e ainda não há confirmação do número de fugitivos, segundo a Secretaria da Justiça.
O caso ocorreu no Centro de Privação Provisória de Liberdade V (CPPL), no complexo prisional de Itaitinga. De acordo com um agente penitenciário que não quer se identificar, 500 presos foram transferidos dos CPPL I, II, II e IV, que tiveram celas destruídas após rebeliões ocorridas no sábado (21). Ocorreram conflitos entre os presos que resultaram na morte de pelo menos 18 pessoas.
Ainda segundo o agente, cinco servidores trabalhavam na unidade em obras. O governador Camilo Santana afirmou que a nova unidade terá 1.200 vagas e deverá desafogar os presídios que enfrentam lotação.
Visitas suspensas e rebeliões
As rebeliões começaram após a greve dos agentes penitenciários e o cancelamento das visitas no sábado. Os detentos destruíram celas, puseram fogo em materiais inflamáveis e mataram 18 detentos em conflitos internos, segundo a Secretaria da Justiça. O juiz responsável pelo sistema prisional afirma que o número de mortos pode chegar a 26.
Com o cancelamento das visitas, Francisca Mônica diz que não vê o filho há duas semanas. "Nesse sufoco todinho que a gente passou, a gente que é mãe não sabe se está vivo ou se não está, aí foi que eu vi a lista aqui e vi que ele não está [morto]", diz a mãe.
As companheiras de presos do sistema prisional do Ceará voltaram a reivindicar o direito de realizar visitas nesta quarta-feira, dia em que a entrada de familiares normalmente é autorizada, mas foi cancelada devido à crise no setor e a destruição nas celas após rebeliões.
Segundo agentes penitenciários, várias celas das unidades onde houve rebelião estão destruídas, e os presos circulam nos corredores dos presídios. As companheiras afirmam que agentes informaram que no sábado (28) as visitas estarão novamente liberadas.
(g1)

Nenhum comentário:

Visualizações de páginas da semana passada

M Festas - Onde você encontra tudo para Aniversário

M Festas - Onde você encontra tudo para Aniversário
M Festas vende e aluga para festas de aviversário - Fone (88) 8807.0245