sexta-feira, 27 de maio de 2016

ACM lançará campanha pela valorização do Judiciário do Ceará

FORTALEZA 23 DE DEZEMBRO 2014. ENTREVISTA COM JUIZ ANTONIO ARAUJO, PRESIDENTE DA ASSOCIACAO CEARENSE DE MAGISTRADO
O presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), Antonio Araújo, lançará uma campanha pela valorização do Poder Judiciário cearense segunda-feira próxima, às 9 horas, no Hotel Luzeiros. A iniciativa enfocará o acesso da população à justiça e a valorização do trabalho do juiz, expondo as deficiências estruturais do Poder Judiciário cearense que prejudicam a qualidade dos serviços de justiça.
Segundo Antonio Araújo, está em cerca de 1,5 milhão a quantidade de processos que tramitam na Justiça Estadual. Para julgar, existem 458 juízes.
Dados oficiais mais recentes do Conselho Nacional de Justiça (Justiça em Números 2015) mostram que cada juiz da Justiça Estadual do Ceará julga, em média, 1.245 processos por ano, o que significa 5,1 processos julgados por dia útil. É quase o dobro do que fazem os juízes pelo mundo, cuja média é 736 processos julgados por juiz ao ano, conforme pesquisa do CNJ de 2011, realizada em 42 países.
Números positivos do desempenho dos magistrados contrastam com indicadores alarmantes relativos à estrutura. O orçamento do Judiciário cearense está abaixo das necessidades. A despesa total do Judiciário por habitante é de apenas R$ 120,26 no Ceará, quando a média da Justiça Estadual no Brasil é R$ 185,44. Outra: a Justiça Estadual do Ceará possui o menor índice de servidores por 100.000 habitantes do país: 60 servidores, quando a média nacional é 134.
(Eliomar de Lima) 

Nenhum comentário:

Visualizações de páginas da semana passada

M Festas - Onde você encontra tudo para Aniversário

M Festas - Onde você encontra tudo para Aniversário
M Festas vende e aluga para festas de aviversário - Fone (88) 8807.0245